Bom-dia, galera!!!
Nesta semana vocês deverão:
1- assistir às 2 aulas no "Se ligue na Educação" cujos temas são:
a) "Contextos de produção textual" e
b) "Cartum e charge" " ( tema do ENEM de 6a feira).
✍️ Fazer anotações dos conteúdos das aulas no caderno.
2-Na 5a feira. terminaremos de corrigir o PET 2 pelo GoogleMeet . Vocês vão me enviar as 4 semanas do PET de uma vez só até 24/07 pelo link abaixo👇
https://docs.google.com/forms/d/1LdXdcpQw42ooLAtCCQmdHO-OVpZzZVjqLh36lAySI04/edit#responses
3- Fazer os 3 exercícios abaixo sobre Assunto, tema e tese. Leia com atenção a explicação antes de cada exercício. Não é para enviar por enquanto...
Você sabe a diferença entre assunto e tema ?
ASSUNTO é qualquer aspecto relacionado à realidade do qual se possa falar. São exemplos de assunto “educação”, “violência”, “saúde”, “meio ambiente”, “religião”, “preconceito”, entre outros.
Entretanto, em provas como o Exame Nacional do Ensino Médio, você não encontra essas palavras soltas para discorrer sobre elas. Isso ocorre, pois a banca, após escolher o assunto, faz uma delimitação, uma restrição do que o candidato deve escrever. É assim que surgem os temas.
A banca escolhe o assunto “violência”, delimita e apresenta na prova “Persistência da Violência contra mulher no Brasil”. A banca escolhe o assunto “religião”, restringe e apresenta “Caminhos para o combate ao preconceito religioso no Brasil”. A banca escolhe o assunto “Lei Seca”, especifica e apresenta “Os efeitos da implantação daLei Secano Brasil”. Desse modo, você já pode perceber que o tema é mais pontual do que o assunto.
Se a banca apresenta o tema “Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil”, ela já assinalou para o candidato que não pode focar seu texto em “causas” (pois a palavra “efeitos” pressupõe “consequências”) tampouco em medidas semelhantes, mas no exterior (pois a delimitação da banca é Brasil).
Para ler bem o Tema, precisamos isolar as palavras mais importantes das de menor importância e depois reagrupá-las.
Exemplo: “A persistência da violência contra a Mulher na sociedade brasileira” é o tema todo; mas, para facilitar o entendimento, é preciso isolar “violência”, “Mulher” e “persistência” dentre as demais.
Este seria o núcleo do tema: “a violência contra a mulher persiste“. As outras palavras são mais para especificar, delimitar a análise.
Viu como é simples?
Exemplo 2: “O Movimento Imigratório para o Brasil no Século XXI”. Isole Movimento Imigratório (mesmo que Imigração) e Século XXI.
Reagrupando: “A Imigração no Século XXI”. Essa é a ideia-chave do Tema.
1- Agora é sua vez de praticar. Reagrupe as palavras de cada tema abaixo como no exemplo acima.
Tema: Publicidade infantil em questão no Brasil
Reagrupando:
Tema: Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil
Reagrupando:
Tema: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil
Reagrupamento:
Tema: Desafios para a formação educacional de surdo no Brasil
Reagrupamento:
Tema: Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet
Reagrupamento.
DELIMITAÇÃO DO ASSUNTO e OBJETIVO.
Quando você vai escrever sobre um determinado assunto, você tem que delimitá-lo e estabelecer o objetivo da sua redação como no exemplo abaixo.
Modelo:Assunto - Esportes
Delimitação do assunto - a prática de esportes
Objetivo- apontar as vantagens da prática de esportes
Assunto - Meios de comunicação de massa
Delimitação do assunto -
Objetivo -
Assunto – Violência
Delimitação do assunto -
Delimitação do assunto - a prática de esportes
Objetivo- apontar as vantagens da prática de esportes
Assunto - Meios de comunicação de massa
Delimitação do assunto -
Objetivo -
Assunto – Violência
Delimitação do assunto -
Objetivo
Assunto – Educação
Delimitação do assunto -
Delimitação do assunto -
Objetivo
Assunto – Meio Ambiente
Delimitação do assunto -
Delimitação do assunto -
Objetivo
E tese, você sabe definir?
Veja alguns exemplos de tese com o Tema do Enem, citado acima:
1) “A violência contra a Mulher persiste no Brasil”;
2) “A violência contra à Mulher ainda persiste no Brasil por falta de diversas iniciativas públicas, dentre elas, a Educação preventiva”;
3) “A mera edição de Lei dificilmente dissemina o conhecimento educativo o que comina na persistência da violência contra a Mulher”
4) “Um conjunto de iniciativas de Edição de Leis e Campanhas educativas persistentes podem mitigar a persistência da violência contra a Mulher”
EXEMPLO
Tema: O PODER DE TRANSFORMAÇÃO DA LEITURA (ENEM 2006)
Pergunta: POR QUE A LEITURA PODE TRANSFORMAR AS PESSOAS?
A partir dessa questão, o candidato pode fazer uma nova frase, respondendo a essa pergunta e, assim, terá elaborado a sua tese, que nada mais é do que a ideia central que ele faz da questão, ou seja , é os seu ponto de vista sobre o tema.
Pergunta: POR QUE A LEITURA PODE TRANSFORMAR AS PESSOAS?
Resposta (tese): A leitura pode transformar as pessoas, porque lhes permite exercer a sua cidadania, ao participar das diversas atividades sociais/culturais e ter a oportunidade de expor a sua opinião.
3- Elabore para cada tema abaixo uma pergunta e dê uma resposta que será a sua tese.
Tema: Publicidade infantil em questão no Brasil
Pergunta :
Resposta (tese)
Tema: Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil
Pergunta :
Resposta (tese)
Tema: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil
Pergunta :
Resposta (tese)
Tema: Desafios para a formação educacional de surdo no Brasil
Pergunta :
Resposta (tese)
Tema: Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet
Pergunta :
Resposta (tese)
Capriche ! Tenha um excelente trabalho! Abraços!
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